Qual a importância da saúde da planta para a eficácia do fungicida?
Saúde de uma planta significa aporte balanceado de nutrientes, gasto minimamente possível de energia e máxima conversão da energia líquida em produção de grãos. Quando um fungicida é aplicado em uma planta saudável, os processos envolvidos no controle que incluem absorção, metabolismo e ação dos fungicidas, são rapidamente convertidos em proteção.
Quando a proteção eficiente é apoiada a mecanismos prontamente disponíveis de defesa, o resultado obtido é a máxima eficácia. Por outro lado, quando a planta já está infectada por patógenos, tanto a atividade das defesas como os processos relacionados à aplicação dos fungicidas tendem à apresentar um resultado inferior devido à estrutura fisiológica da planta não aportar a quantidade suficiente de compostos secundários responsáveis pela atividade contra o patógeno.
A menor atividade de defesa da planta resulta em aumento na demanda por controle relacionada ao fungicida que, aliado às dificuldades metabólicas, resultam em menor eficácia. Esta é a razão fundamental para o sucesso do manejo preventivo, ou seja, proteger as plantas ainda nos estádios iniciais de uma doença, garante maior eficiência dos fungicidas e melhores resultados na lavoura sem causar comprometimento relevante na fisiologia de uma planta altamente produtiva.